20.4.06

Será que já olharam aqui para o lado?
Pois é, eu coloquei uma colecção de links para os blogues de Ribamar, mas hoje apetece-me fazer uma chamada de atenção especial para eles.
Eu não sou de Ribamar, mas trabalho de perto com um conjunto de professores deste Agrupamento de escolas e os blogues de Ribamar são afinal os blogues que têm vindo a surgir nesse Agrupamento de escolas e que dão visibilidade à riqueza do que acontece por lá.

E foi por ter começado a desafiá-los para a exploração pedagógica desta ferramenta que me fui entusiasmando também por alimentar um blogue próprio (este)... O acompanhamento das experiências que iam surgindo, a partilha do entusiasmo dos alunos e dos professores (e também de pais e funcionários), foi fazendo crescer a apetência por me envolver também nesta via de escrita e reflexão. Não é que não tivesse já experimentado ter um blogue mas a pulsão que então me levara a iniciá-lo não era bem a de falar comigo própria,... Ora, nesta vivência com Ribamar, o que surgiu de novo foi que achei muito estimulante o papel de comentadora... Mais concretamente, estar atenta aos crescimentos vários, assumir-me como co-responsável por ajudar a sustentar o interesse daqueles alunos (e professores), por ajudar a perceber que têm uma audiência, que do outro lado há pessoas que se motivam com o que eles dizem, enfim, que, de facto, se está em diálogo e não em monólogo....

É por isso que eu não gosto de catalogar o que faço com o termo 'formação' e prefiro falar de aprendizagem. Falar em formadores e formandos é reduzir a questão a estatutos e o que acontece é muito mais que isso. Prefiro falar de pessoas que desejam fazer coisas umas com as outras, assumindo papeis diferentes em diferentes momentos, mas todas elas querendo entreajudar-se, provocando-se mutuamente, desafiando-se, criticando-se, dando espaço para experimentar e para partilhar o que vão descobrindo, enfim sustentando-se nos crescimentos que vão fazendo e, por isso, todas elas aprendendo...

E é isso que temos vindo a fazer em Ribamar, os de lá, eu e os meus outros parceiros de trabalho (de que também há aqui ao lado uns blogues a espreitar...
E podem crer que não ficam desapontados se os forem lá ver, surprendam-se... e já agora comentem...
Ou será que estou a falar sozinha???

4 comentários:

mar disse...

Desculpem, o comentário anterior é meu e não da Luiza.

mada disse...

gostei de vos "ouver" por aqui, bjs e até 26...

mada disse...

Obrigada e também gostei desse blogue dos engraçados... que tal de interagir com aqueles ribamarenses??? Pode saber mais do nosso trabalho (professores + elementos do Centro CRIE-FCUL) indo ao espaço de divulgação desse Agrupamento no site do Centro de competência CRIE - FCUL (http://nonio.fc.ul.pt/actividades/)

imaz disse...

Concordo com as tuas palavras...e obrigada pelos incentivos que tens deixado pelos diferentes "cantinhos" por onde passas...é que o papel de impulsionadora e de comentadora (assim como o de todas as outras pessoas)motiva, desenvolve o empenho e cada vez mais a participação nestas actividades que vão favorecendo diferentes aprendizagens...